terça-feira, 4 de junho de 2013

Menstruação

O que é:

A menstruação é caracterizada pela perda de sangue pela vagina durante 3 a 8 dias que ocorre todos os meses em todas as mulheres em sua idade fértil, com excessão dos 9 meses de gravidez e durante a amamentação.

Primeira menstruação

Em geral, a primeira menstruação ocorre na puberdade por volta dos 12 anos e chama-se menarca e a última ocorre na menopausa perto dos 50 anos de idade. Ela é uma resposta natural do organismo, quando houve a maturação de um óvulo e este não foi fecundado, o que significa dizer que a mulher não está grávida.

Quando vêm e quanto tempo dura a menstruação

Na maior parte das vezes as mulheres têm a menstruação 1 vez por mês e depois de aproximadamente 28 dias há uma nova menstruação. Este tempo pode variar de mulher para mulher e é normal que o tempo entre duas menstruações seja de até 40 dias.
Por norma cada menstruação dura de 5 a 8 dias, mas existem casos onde a menstruação dura apenas 3 dias como ocorre com a maioria das mulheres que toma a pílula anticoncepcional e casos onde a menstruação é mais prolongada durando até 10 dias. Isto ocorre especialmente nas primeiras menstruações ou em caso de grandes alterações hormonais.

Sintomas de menstruação

Os sintomas da menstruação são:
  • Perda de sangue pela vagina;
  • Dor abdominal;
  • Alterações de humor;
  • Mamas sensíveis.
Pode haver ainda cansaço, sensação de inchaço e irritabilidade.

O que fazer e o que não fazer durante a menstruação

Durante a menstruação a mulher deve usar um absorvente na calcinha para reter o sangue perdido e este deve ser trocado sempre que estiver sujo ou a cada 4 horas.
Além deste tipo de absorvente, existe um outro, chamado de absorvente interno, que deve ser introduzido na vagina e trocado após algumas horas.
A mulher, durante a menstruação pode continuar normalmente com suas atividade diárias, e se houver necessidade pode tomar algum remédio para diminuir as cólicas e o desconforto. Bons exemplos são Ponstan e Buscopan. Repouso e hidratação também são bem vindos.
Praticar exercícios alivia a dor e diminui o inchaço causado pela menstruação, mas deve ser evitado nos dias em que o fluxo estiver abundante ou se estiver com dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário