terça-feira, 4 de junho de 2013

Menstruação irregular

A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do período fértil e do melhor período para engravidar. Em geral a menstruação varia entre 21 a 40 dias para descer e a menstruação mais regular seria aquela que desce a cada 28 dias.
A menstruação irregular pode ser causada por diversos fatores e neste caso, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação minuciosa.

Menstruação irregular, o que pode ser?

A menstruação irregular pode ser causada por diversos fatores como:
  • Alterações hormonais, devido a troca da pílula anticoncepcional, síndrome dos ovários policísticos ou mioma, por exemplo;
  • Má alimentação (excesso de cafeína ou álcool);
  • Grandes alterações de peso;
  • Stress;
  • Cansaço ;
  • Excesso de atividade física.
É importante saber o que está desregulando a menstruação para tomar as devidas providências.
É normal que a menstruação fique irregular no período pós parto; durante a amamentação; nos primeiros anos da menstruação e nos que precedem a menopausadevido as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante estas fases.

Chances de engravidar devido a menstruação irregular

Quando a mulher possui a menstruação irregular, fica mais difícil calcular o seu período fértil e se ela não utilizar nenhum método contraceptivo e mantiver contato íntimo com um homem ela correrá o risco de engravidar e caso este não seja o seu desejo deverá utilizar algum método contraceptivo.
Já se a mulher deseja engravidar e possui a menstruação irregular, o que se pode fazer écomprar um teste de ovulação na farmácia para verificar se está ou não no seu período fértil para saber quando investir no contato íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário