terça-feira, 4 de junho de 2013

Os cuidados com cada tipo de pele


    Cuidar da pele engloba diversos passos, mas a base de tudo é a limpeza. Lavar o rosto é muito importante para livrar a pele de todas as impurezas do dia a dia, e você não precisa estar em um lugar sujo, qualquer lugar carrega poeira, fuligem e outras partículas que podem obstruir os poros.




  Mas isso não significa que você deva ficar paranoica e sair lavando a pele a torto a direito de qualquer maneira, o sabonete é muito importante, e respeitar o seu tipo de pele também. Olha só as dicas:


 
Pele seca
Quem tem a pele ressecada precisa de cuidados e atenção especial. Porque, afinal, uma pele ressecada aparenta estar mais envelhecida e fica muito mais sensível. Primeiramente, use sempre um sabonete específico para pele ressecada, eles são mais sensíveis e respeitam a sua derme.  Confira se ele tem ingredientes como ceramidas, glicerina, triglicerídeos ou manteiga de karité, que são bem-vindos. Existe uma classe de produtos para limpeza de rosto e corpo chamada syndet (do inglês synthetic detergent), apropriada para pele seca. E evite o ácido salicílico, ácido glicólico ou álcool, assim como sabonetes antissépticos e detergentes potentes. 

Pele normal
Ao contrário do que se pensa, ter pele normal não significa ter uma pele perfeita. Ela exige atenção e cuidados específicos como qualquer tipo de pele.  O primeiro passo, a limpeza,  é essencial para remover as células mortas e resíduos de maquiagem e afins. O ideal é que seja feita duas vezes ao dia, de manhã e a noite, com um sabonete, loção ou gel de limpeza (feitos para pele normal, claro) e água fria ou morna. Em seguida, vem a hidratação, que não deve ser para pele secas (muito oleosos) nem para pele oleosa (muito delicados), use para o seu tipo de pele. Para manter a pele ainda mais saudável, faça esfoliação 2x por semana!




Pele oleosa
Ter a pele mais oleosa e com poros mais abertos é muito comum na adolescência, mas não pense que ao passar desta fase você estará completamente livre destes problemas. Há pessoas que têm a pele do tipo oleosa por toda ou quase toda a vida, e ela também exige cuidados para não ter um aspecto carregado nem vir com as odiadas espinhas, independente da idade.  Os cuidados com esse tipo de pele devem ser muito especiais, pois, além de tudo o que já foi citado, ela geralmente é sensível a um grande número de componentes químicos. Evite lavar o rosto com água quente, pois estimula a produção de mais oleosidade. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, beba bastante água e use sempre filtros solares oil free. Para você não se desanimar, aí vai uma boa notícia: as rugas demoram mais para aparecer em pessoas de pele oleosa. Ah, mas o cuidado é fundamental para manter a cútis bonita, leve e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário